segunda-feira, 22 de agosto de 2011

#22 - adultos

"   Sim , nós sabemos. Sabemos que somos jovens e não temos muita experiência na vida. Aos vossos olhos , somos meros aprendizes da vida , ingénuos , que não sabemos o que queremos e nos deixamos facilmente enganar e influenciar pelos outros. Estão errados.
    Sim, podemos ser jovens e sim , não sabemos tudo o que há para saber da vida - e nem vocês , de facto , mas sim , nós sabemos muito.
    Sim , nós sabemos o que é o amor , sim , nós sabemos o que é sofrer , sim , nós sabemos o que é a solidão , sim , nós sabemos o que é a vida.
    Porque aos olhos dos adultos , só quando crescermos é que vamos saber o significado disto tudo , mas até lá não sabemos nada - eles sim , sabem.
    É claro que temos consciência de que vocês já viveram tudo aquilo que nós estamos a viver , mas isso não é e nem deverá ser nunca uma razão para nos subestimarem.
    E sim , toda a gente é diferente. E sim , uns são mais imaturos que outros. Deixam-se levar. Mas não fazem nada contra a sua vontade. A isso chama-se liberdade. A liberdade de escolher o que querem para si mesmos, seja de bom ou de mal.
    Vocês tentam controlar-nos. Impedir-nos de errar. Mas sem erros não aprendemos , e é por isso que , controlados ou não , vamos continuar a errar , até retirarmos algo bom disso. Nós somos humanos , e os humanos erram , faz parte da natureza , uma natureza que ninguém vai poder mudar , nem mesmo vocês.
    Vocês castigam-nos. E aqui vai um segredo: os castigos não curam nada. Apenas nos deixam revoltados e com mais vontade ainda de voltar a errar. Parece errado , parece cruel , mas é assim que fomos feitos. Não somos santos , e a vida é demasiado curta para nos privarmos das pequenas coisas que a tornam interessante. Sorry.

1 comentário:

tuaparasempre disse...

adoro, eu costumo dizer que o fruto proibido é o mais apetecível :o